-
Arquitetos: Agustin Fiorito, Darío Colacce
- Área: 72 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Javier Agustin Rojas
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada na Rota 12 e num ambiente de olivais, que configuram um horizonte de cumes e ravinas, a gênese da casa surge da necessidade de respeitar e desafiar a geografia de forma paralela. Ou seja, o projeto busca estabelecer regras e limites próprios para poder construir uma casa que, acima de tudo, se apropria do terreno de forma autônoma e em consideração aos seus próprios propósitos.
Uma linha de pedras serve como principal suporte e encontro para estabelecer os eixos geométricos de referência a partir dos quais a casa se estrutura agrupando o setor privado em uma faixa -que fica acima dessa linha natural em sentido paralelo- para, então, liberar o espaço público que gera múltiplos vínculos com o ambiente natural por meio da rotação de 45 graus.
No exterior, uma grande pérgula triangular, que sublinha a importância dos espaços cobertos ao ar livre nestas latitudes, apenas se apoia numa grelha de pilares delgados que remetem a uma floresta artificial e que se torna o lugar onde os dias passam: um meio do ambiente natural e o interior doméstico que em sua indefinição tipológica e material deixa em aberto múltiplas formas de uso.
A neutralidade dos seus materiais convida a desenvolver os diversos usos que podem ser imaginados, praticamente sem limites.